O 2 CV

O André (Citroën) já tinha lançado a ideia em 1934.

O Pierre (Michelin), entretanto o novo patrão da Marca, avança, depois, definitivamente com o projeto de desenvolver uma viatura popular de pequena cilindrada, com um caderno de encargos no mínimo curioso e inovador: “…um veículo com quatro rodas sob um guarda-chuva. Terá de ser económico e, sobretudo, capaz de transportar 4 pessoas e 50Kg de bagagem com o máximo de conforto a 60 km/h… e com um cesto cheio de ovos, sem partir nenhum…”.

Foi outro Pierre (Boulanger), que tinha sido convidado para administrador da Citroën com mais outro André (Lefebvre) que finalizou, em 1939, o projeto TPV (Toute Petite Voiture) e resolveu chamar-lhe 2CV (CV é a potência fiscal em França e o 2 pagava o Imposto mais baixo). Ambos tinham formação aeronáutica pelo que o resultado final desenvolvia todas as melhores tecnologias conhecidas na época: Tração Dianteira, Suspensão Flexível, Motor bicilíndrico, Arrefecimento a Ar, Carroceria em Perfis, Engenhosa Repartição de Massas.

Com o eclodir da 2ª Guerra Mundial, o 2CV teve de esperar até ao Salão de Paris de 1948 para se mostrar ao Mundo. Aí já com a sua indumentária definitiva que todos conhecemos, graças ao genial estilista italiano Flaminio Bertoni.

Até ao dia 27 de Julho de 1990 foram construídos 5 114 940 exemplares, os últimos na fábrica portuguesa de Mangualde. Uma das mais longas carreiras da história automóvel.

Sempre considerado um símbolo de liberdade, sem pretensões, simpático e muito económico, continua a seduzir e a criar paixões!

“O 2CV NÃO É UM AUTOMÓVEL, É UMA FILOSOFIA DE VIDA”

RENT ME!
Disponível para aluguer (com condutor):
– Eventos e promoções;
– Despedidas de solteiro (a)/ Casamentos;
– Sessões de Fotos/ Filmes;
– Anúncios;
– Circuitos Turísticos no Parque Natural da Arrábida e Reserva Natural do Estuário do Sado ou outros;
– Crazy events;